Após o anúncio do Game Porting Toolkit, o jornalista Peter Cohen, do portal iMore, fez uma enquete com desenvolvedores de jogos para Mac, e o consenso foi de que será preciso ver quanto tempo a solução vai durar. Isso porque, segundo os profissionais, a Apple já fez diversas tentativas para dar suporte à indústria dos games no sistema operacional, mas que essa área está longe de ser a prioridade.
O toolkit em questão, apresentado no mês passado durante a WWDC, é um conjunto de ferramentas que poderá ser utilizado para levar jogos do sistema da Microsoft ou de consoles para os dispositivos que rodam o software da Apple.
O recurso é voltado para desenvolvedores, mas tem sido avaliado como muito restrito, começando pelo acesso ao Xcode e outras habilidades técnicas restritas a alguns. A solução parece, afinal, mais como um ponto de partida do que um de chegada, já que fazer a portabilidade de um game para o sistema do Mac já não é tão difícil como anos atrás, e há ferramentas como o Wine (do qual o Game Porting Toolkit partiu) e o Proton.
Os desenvolvedores reclamam não poder ver o sistema da Apple como lucrativo, enquanto há argumentos de que os usuários do sistema não compram jogos na mesma frequência que os de Windows, o que também acaba fazendo com que os games saiam com certo atraso. Para os profissionais, seria preciso ver a Apple com um suporte continuado e constante para que seu sistema seja visto da mesma forma que os outros.
A Apple teve tecnologias de jogos promissoras que não decolaram, como o QuickDraw 3D RAVE e o Game Sprockets. Ambos foram abandonados antes do OS X. A Apple preferia o OpenGL, mas agora adota o Metal para o Game Porting Toolkit. Em contrapartida, segundo analista Cohen, a Microsoft entende que o DirectX e os jogos desempenham um papel central na forma como as pessoas interagem com o Windows.
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