O Android 13 foi finalmente anunciado oficialmente pelo Google no início desta semana. Segundo a empresa, seu novo sistema operacional estará disponível inicialmente para os celulares da linha Pixel, que foram criados pela companhia. Porém, foi prometido que ainda em 2022, smartphones Samsung, Asus, Nokia, iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Vivo, Xiaomi, entre outros, irão receber o Android 13.
Ao instalar o Android 13, o celular irá ganhar diversas funções novas como, por exemplo, utilizar a cor de certos aplicativos para outros apps, alterar de forma independente o idioma de cada aplicativo, mais opções para controlar a privacidade, copiar texto e imagens de um smartphone Android para outro com um único toque, entre outras.
O Google listou treze novidades que os usuários irão ver ao atualizar seus smartphones para o Android 13. Confira abaixo:
- O Android 13 vem com aparência e estilo evoluídos. Dando continuidade ao Material You, agora é possível personalizar aplicativos que não sejam do Google para combiná-los com o tema e as cores do seu papel de parede. Com isso, a tela principal do aparelho fica mais coerente, e reflete seu estilo pessoal.
- Não importa se você é fluente em mais de uma língua ou se está aprendendo novos idiomas: é possível determinar diferentes línguas para cada aplicativo. Ou seja: dá para deixar o sistema do celular em um idioma, e cada app em outras línguas diferentes.
- O Android 13 apresenta um reprodutor de mídia atualizado que aprimora a aparência ao tocar músicas, podcasts e outras mídias por meio do Chrome. Por exemplo, ao ouvir uma música, ele destaca a capa do álbum e sua barra de avanço ‘dança’ à medida que a canção progride.
- A nova versão do Android também é possível personalizar o modo Hora de Dormir, com uma redução na luminosidade do papel de parede e um tema escuro. São opções de tela que ajudam os olhos a se ajustar à escuridão na hora de deitar – ou voltar ao sono quando a gente acorda no meio da noite e dá uma olhada no celular.
- Acabou aquele tempo em que era preciso compartilhar toda a biblioteca de fotos e vídeos com os aplicativos. No Android 13, dá para escolher apenas fotos e vídeos específicos.
- Com isso, você evita acessos indesejados à área de transferência. Caso você copie informações sensíveis como e-mail, endereço, número do celular ou dados de login no aparelho, o Android automaticamente limpa o histórico da área de transferência depois de um período de tempo.
- Além disso, o Android 13 ajuda a controlar as notificações e garante que você só vai receber os alertas que desejar. Agora, os aplicativos que você baixar terão de pedir permissão para mandar alertas, em vez de mandar esses avisos por padrão.
- Com o Spatial Audio, você se sente no centro dos acontecimentos. Em headphones compatíveis, que permitem rastreamento de cabeça, o Spatial Audio altera a fonte do som para se ajustar aos movimentos da cabeça. Isso cria uma experiência imersiva em celulares e tablets Android.
- Num laptop, ninguém quer interromper o fluxo de trabalho para responder a uma mensagem de texto do celular. Agora já é possível transmitir dos aplicativos de mensagens direto para o Chromebook, o que permite receber e enviar mensagens a partir do laptop. Isso inclui o Google Mensagens e outros aplicativos populares de mensagens, como Signal, Line, WeChat e WhatsApp.
- O Android 13 usa áudio Bluetooth Low Energy (LE), um novo padrão Bluetooth que reduz a latência em comparação com áudio clássico. Assim, dá para ouvir um áudio ainda mais sincronizado com a fonte do som, reduzindo o delay. O Bluetooth Low Energy (LE) também oferece qualidade aprimorada e transmite para múltiplos aparelhos ao mesmo tempo.
- Realizar multitarefas no tablet ficou ainda mais fácil com o Android 13. Graças à recém-atualizada barra de tarefas, dá para enxergar todos os aplicativos rapidamente, e arrastar e soltar facilmente qualquer app na sua biblioteca usando o modo tela dividida.
- Os tablets Android registram separadamente os toques da palma da sua mão e da caneta stylus. Com isso, se você estiver escrevendo ou desenhando no tablet, haverá menos marcas aleatórias do tipo que aparece quando a gente esbarra sem querer na tela.
- Até o final deste ano, será possível copiar conteúdo – como URL, foto, texto ou vídeo – do smartphone Android e colar no tablet. Também é possível começar no tablet e depois colar no celular.
As novidades do Android 13 não acabam por aí, claro. Ainda há outros recursos como, por exemplo, o suporte para vídeos HDR em apps de câmeras de terceiros, switcher atualizado para saída de vídeos e fotos, telas em braille para o recurso Talkback e mais. Além disso, não podemos deixar de citar que o Google desta vez quis trazer algo além do celular, integrando melhor o smartphone com tablets, notebooks e outros dispositivos Android.
0 Comentários