Antes de tudo, objetivo principal do viajante é que sua viagem aconteça com rapidez, seja repleta de informações precisas e importantes.
Sobretudo, um item que precisa ter uma boa atenção é referente ao tempo de permanência na viagem, tendo em vista as adaptações necessárias nos ambientes frequentados.
Todas as questões devidamente analisadas promovem uma economia considerável, e também um com aproveitamento da programação. A seguir algumas dicas serão importantes para um bom planejamento.
Primeiramente o ideal é saber quando viajar é imprescindível, não apenas para selecionar adequadamente seus destinos, mas também para realizar o planejamento financeiro da viagem.
Decidir:
Afinal, quanto antes você definir, mais tempo tem para economizar e juntar o dinheiro necessário para viajar com tudo pago e sem nenhuma preocupação.
Ainda mais, outro fator importante é saber a estação do ano na qual quer viajar e o que ela implica no seu planejamento.
Se, por acaso, você quiser viajar para conhecer o inverno, precisará de roupas adequadas para tal. O mesmo vale para destinos praianos no verão.
Por isso, pesquise bastante sobre as estações do ano nos destinos desejados e escolha a que despertou mais o seu interesse, lembrando das possibilidades que cada uma delas oferece, como o verão, onde você pode se aventurar por diversas praias, surfar e fazer mergulho.
Essa é, sem dúvida, a parte mais divertida da viagem. Não tem nada mais legal que passar horas na internet passeando e descobrindo os destinos, alimentando ainda mais a curiosidade e a vontade de viajar.
Viajando sem problemas e colocando as ideias no papel e calculando.
Mesmo que ainda não tenhamos criado o planejamento financeiro, é importante ter em mente quanto você quer e pode gastar, pois isso influência diretamente na escolha do destino da viagem. Existem locais que, mesmo cortando gastos supérfluos, o orçamento mínimo necessário é alto.
Para escolher o destino, pense no objetivo da sua viagem: você quer viajar para conhecer lugares novos? Descansar? Fazer turismo gastronômico? Campo? Praia? Cidade?
Após isso, junte seu objetivo geral com lugares que você já tem em mente e que despertam o seu desejo. Por exemplo, você quer viajar para descansar, na praia e no Nordeste, que ainda não conhece.
Além disso, você irá pautar a pesquisa final de cidades e destinos. Outro ponto de atenção é a culinária, muitas pessoas possuem dificuldades em se alimentar pela diferença no preparo dos alimentos.
Mesmo no Brasil, temos uma diversidade culinária ampla, por isso, tenha isso em mente. Caso você tenha muitos dias para realizar a viagem, vale escolher mais destinos e aproveitar um pouco de cada. Você pode, inclusive, combinar objetivos como: descansar na praia e conhecer novos centros urbanos.
Tudo é possível! Sabendo de tudo isso, escolha o seu destino e, depois, faça uma lista de todas as cidades que gostaria de visitar. Nosso próximo passo é o cálculo dos gastos, incluindo o deslocamento e o valor diário a ser gasto em cada dia, por cidade.
Viajando sem problemas e com um orçamento enxuto:
Essa é a parte mais complexa de todo o planejamento e exige atenção e ferramentas adicionais, como uma planilha no Excel.
Além disso, após pesquisar bem os destinos escolhidos, é importante definir um orçamento diário, que cubra o deslocamento, hospedagem, alimentação, passeios, extras e emergências. Esse valor será multiplicado pela quantidade de dias e é ele que comporá o que você precisa juntar para realizar a viagem.
Você também deve fazer a cotação do seu seguro viajem, que garantirá a sua segurança caso algum imprevisto aconteça, ele é primordial. Realizar as reservas de passagens e hospedagens com antecedência garante preços melhores. E uma dica de ouro: sempre viaje com esses itens pagos.
Ou seja, pague tudo antes da data da viagem, assim, o dinheiro e os limites dos cartões de crédito ficam disponíveis para os gastos que você terá com alimentação, passeios e extras.
Acredite, isso faz toda a diferença. É importante ter em mente que uma viagem dessas não precisas visar sempre luxo. O objetivo principal é aproveitar o máximo de tempo entre as cidades e atrações que você irá visitar.
É claro que isso não se aplica caso você opte por viajar para apenas um destino e caso se hospede em um resort, que por si só já oferece uma gama de atrações para você desfrutar.
Deixe bem clara em sua planilha financeira uma parte reservada para gastos extras e emergências, isso é muito importante.
Se você estiver viajando em família ou com amigos, pode efetuar várias abas, separando os gastos individualmente ou multiplicando o total pelo número de viajantes.
0 Comentários